ARTETERAPIA

Na Arteterapia utilizamos os instrumentos de expressão artística, como facilitadores na identificação das dificuldades e limitações mental, emocional e física. Fazer arte permiti a elaboração do “eu” de forma não verbal, material considerado como apoio importante no trabalho terapêutico.
O desenhar, pintar, esculpir, reciclar, colar e escrever, são instrumentos facilitadores de acesso às emoções, podendo revelar materiais inconscientes que venham facilitar e enriquecer o processo terapêutico.

Acreditando nisso, desenvolvemos um trabalho especializado, psicoterapêutico, psicopedagógico e ainda, com ênfase na descoberta do potencial criativo de cada um, podendo assim, também desenvolvê-lo através de cursos específicos.

Arteterapia para Crianças e Adolescentes

A arte para a criança e para o adolescente tem sua importância na elaboração das emoções e da auto-estima.

Usar imagens e palavras para se expressar, pintar, desenhar, criar, enriquece o desenvolvimento da criança em sua totalidade, é de grande importância na elaboração do raciocínio e do desenvolvimento afetivo.

Arteterapia para Idosos

A Arteterapia voltada para o idoso, procura trabalhar o  fluir do processo criativo, que continua latente em seu ser, independente da idade.
Auxilia-o a encontrar prazer no que faz, descobrindo assim, possibilidades de transformar, renovar, refazer e adaptar-se a uma nova realidade da vida.

No seu momento de criação, único, livre para experimentar o idoso pode encontrar a possibilidade de reescrever a sua própria vida, num resgate de coisas que já haviam ficado para trás.

Arteterapia no Adoecer

O adoecer leva o indivíduo a sentimentos de perdas; a perda da mobilidade, perda da independência, perda da possibilidade de ir e vir, trazendo muitas vezes comprometimento na fala, na audição, ou seja, perda do viver em vida, levando o indivíduo a um estado de ansiedade pela dificuldade de se comunicar com o mundo.A sua relação com o mundo é modificada, surgem sentimentos de impotência, medos e desesperança.

A Arteterapia no adoecer, oferecemos alternativas de ajuda, para esses momentos difíceis, buscando desenvolver uma melhor qualidade de vida, através do auto-cuidado. Com técnicas especializadas, utilizando-se a arte como expressão, busca-se mudanças de hábitos, auxilio na readaptação social e familiar e formas mais eficientes para lidar com as emoções. Esse trabalho poder ser estendido aos familiares.